Search This Blog
Welcome to the Nature Sociale by Wendeson Castro. One digital space that reflects, discusses and seeks to dialogue about nature, science, philosophy, environment, education, politics, civilization and culture, art, health and well-being. Enjoy and let's go together through the enlightened sense of the Antoine Laurent-Lavoisier (1743-1794): "Dans la nature rien ne se crée, rien ne se perd, tout change. La vie est un processus chimique.".
There are three pulses per cycle.
One is the tone of words.
The system is expansive, dense, and poetic.
Nature Sociale — Editorial Gateway
A new space opens where unprecedented communication emerges — more limitless, diverse, and interactive.
With a similar essence to the original channel — our inspiring Nature Sociale Blog.
When Mirrors Collapse exposes the symbolic and cognitive structures that perpetuate domination under new guises.
When values such as God, morality, or freedom are used to legitimize violence, the sacred ceases to protect life and becomes a tool to induce submission.
Violence begins when the other is reduced to an abstraction — enemy, threat, absolute evil.
Domination begins long before violence appears.
Certainty is the refuge of those who fear freedom;
what forbids thought demands submission.
— Wendeson Castro
Read on SubstackFeatured
- Get link
- X
- Other Apps
Vida Sustentável em Harmonia com a natureza na III Semana de Meio Ambiente do IFAC, 06-09 de Junho de 2022
“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”.
Fonte: Declaração da Conferência sobre o Meio Ambiente - Estocolmo, 1972 - da Organização das Nações Unidas.
Meio ambiente, interdisciplinaridade e bem-estar - Na sustentabilidade, desenvolvimento
Meio ambiente, interdisciplinaridade e bem-estar - Na sustentabilidade, desenvolvimento
Com destaque à vida sustentável em harmonia na natureza, a Semana de Meio Ambiente do IFAC tem por objetivo trabalhar de forma interdisciplinar a Educação Ambiental via atividades específicas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente. Em sua terceira edição, a ação é coordenada pela Profa. Dra. Alana Chocorosqui-Fernandes, do IFAC campus-Xapuri, e visa envolver discentes, servidores e comunidade para discutir e buscar dialogar na temática.
Instituído durante Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, no ano de 1972, em Estocolmo (Suécia), o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado - anualmente - no dia 5 de junho. Na mesma unidade e para apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural, o Brasil estabeleceu a realização de Semanas Nacionais do Meio Ambiente por meio do Decreto Federal nº 86.028/1981.
Na Conferência de Estocolmo, a Declaração final ou Manifesto Ambiental, incluindo 19 princípios para nossos tempos, foi estabelecido a base ambiental do Sistema das Nações Unidas. Dos avanços decisivos estabelecidos pela ONU durante mais de meio século, o Acordo de Paris segue avançando diante de desafios críticos na redução de emissões para limitar o aquecimento global nesse século em até 1,5-2°C.
Como as Florestas da Amazônia estão respondendo à mudança climática na Época dos humanos?
Década da Restauração de Ecossistemas, 2021-2030: Como podemos evitar um colapso global até a metade do século? Essas questões são integrantes nos espaços de discussões e aprendizados da III Semana de Meio Ambiente do IFAC, e muito mais vai estar presente no evento. A programação está disponível via portal website do IFAC, bem como as informações gerais e inscrição, na seção eventos.
Ao passo, e no presente, um modelo matemático, composto de crescimento populacional e desmatamento, mostra que um potencial colapso global de alguma magnitude deve ocorrer até 2050 se a tendência permanece sem ritmo de mudança substancial. Na luz do Grupo de Trabalho I (s.s., relatório AR6), do IPCC, está sublinhado: limitar o aquecimento a 1.5° C pode ser impossível, exceto se houver reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa.
Vamos discutir, aprender e dialogar sobre preservação, conservação e gestão de recursos naturais, áreas protegidas, etnobiologia, engenharia genética, bioprospecção, comportamento animal, povos nativos e terras indígenas, saúde e valor social da floresta, saúde coletiva, bem-estar, sustentabilidade, produtos ecológicos, sociobiodiversidade, equidade socioambiental, bioeconomia, educação e desenvolvimento sustentável.
- Get link
- X
- Other Apps
Popular Posts
How many species can we still discover within the restoration decade 2021-2030?
- Get link
- X
- Other Apps
Prevenindo um colapso socioambiental na Amazônia: na fronteira de potenciais estados estáveis alternativos
- Get link
- X
- Other Apps
Favorite tools and applications via sites, blogs or web pages
- AURORA Assessment, Understanding and Reporting Of Restoration Actions
- MapBiomas Alert
- TerraBrasilis | PRODES (Deforestation map)
- IPCC WGI Interactive Atlas
- WSPDB | ILO World Social Protection Database
- Cidades e Estados do Brasil | Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
- Eyes on the Earth | NASA
- Vital Signs of the Planet | NASA
- GBIF | Global Biodiversity Information Facility
- SiBBr | Brazilian Biodiversity Information System
- TPL | The Plant List
- RIVER DOLPHINS DASHBOARD Brazil, Bolivia, Colombia, Ecuador, Peru
- INBAR | International Bamboo and Rattan Organisation
- ForestPlots.net
- DataONE
- Imagine the Universe | NASA
- Library Genesis
Communication via Social Media
There is a strong sign that the South of the Amazon is under pressure - at the threshold of tolerance, while the long-lived forests of the Central-East are more sensitive if the Anthropocene's global warming trend persists. https://t.co/mfTfloIwlJ https://t.co/eneOhm7Vpz
— Wendeson Castro (@wivencs) November 9, 2020

Comments
Post a Comment